A importância de compreender a fase de desenvolvimento do seu filho

Artigos Danielle Gomes 2

A importância de compreender a fase de desenvolvimento do seu filho

Para uma educação mais efetiva, devemos levar em conta a fase de desenvolvimento de nossos filhos, seu temperamento e o contexto da situação. Quando compreendemos o que está acontecendo em seu desenvolvimento, podemos fornecer o suporte, incentivo e a estrutura necessária para ajudá-los a progredir em cada estágio, levando em conta suas características e interesses.

Os pais possuem expectativas em relação ao comportamento dos filhos, mas é importante avaliar se essas expectativas são realistas em relação à idade deles. Esperamos que as crianças pensem como adultos, quando ainda não são capazes de fazê-lo. É importante que os pais saibam o que esperar de seus filhos à medida que se desenvolvem.

Alguns comportamentos e competências que queremos e esperamos que nossos filhos demonstrem como: tomar boas decisões, controlar suas emoções, saber se colocar no lugar do outro, dependem da maturidade de seu cérebro. Conhecer a fase de desenvolvimento que o seu filho está passando, ajuda a compreender melhor seus comportamentos.

Cada criança e adolescente é único.  Não devemos tentar mudar a personalidade de nossos filhos, mas sim procurar compreendê-los e amá-los pelo que eles são. É fundamental que os pais aprendam a compreender, respeitar, apoiar e encorajar as características e habilidades únicas dos filhos.

As crianças não enxergam e não compreendem as coisas da mesma maneira que nós. Crianças pequenas ainda não possuem um pensamento conceitual e sua capacidade de controlar as emoções é limitada. Elas vivem o momento. Ainda não possuem o conjunto de habilidades biológicas para isso.

Especialmente nos três primeiros anos de vida, a criança ainda não domina a capacidade de usar o pensamento lógico e as palavras para expressar sentimentos, podendo se expressa através do choro, gritos e mordidas. É uma fase de frustrações intensas, com crises de raiva. Ainda não possui a capacidade de inibir sozinha os seus impulsos e não faz a conexão entre suas atitudes e as consequências delas.

A principal necessidade de uma criança de três anos é testar suas capacidades. Usar a coordenação motora é o seu maior estímulo. Ela explora o ambiente e exercita as habilidades do próprio corpo. Ela ainda não adquiriu as referências temporais necessárias para compreender as durações relativas.

Como já possui a consciência de ser um indivíduo com vontade própria, já se impõe e quer decidir para se diferenciar. Seu cérebro não processa muito bem as negativas. Diga o que ela deve fazer ao invés do que não quer que ela faça.

Dos quatro aos cinco anos, a criança prefere brincar com outras crianças, torna-se competitiva.
Desenvolve habilidades pré-acadêmicas, conhece letras, números, formas, cores e contagens. O modo de aprendizagem mais importante durante este período é brincar.

Descobre o poder do imaginário, mas ainda não sabe lidar com hipóteses e nem com deduções. Inventa suas próprias regras. Perder é uma grande dificuldade. Pode sentir vergonha ao se expor ao olhar dos outros. Ela fala o que pensa, mas sem a intenção de magoar.

Dos cinco anos aos seis anos, costuma ser mais cooperativa e conscienciosa. Deseja apoio e aprovação. Pede permissão e segue as instruções. Gosta de trabalhar e brincar com outras pessoas. Prefere estar na companhia dos amigos de sua idade, geralmente do próprio sexo.

Dos seis anos aos nove anos, se preocupa com muitas coisas. Mostra medo de criaturas imaginárias (bruxas, monstros). Tem medo de ficar sozinha. Costuma questionar as ideias dos adultos. Competências sociais e emocionais estão sendo ajustadas.

Dos nove anos aos doze, torna-se gradualmente pronta para mais independência.
Adquire o pensamento lógico. Compreende a conservação da matéria, resolução de problemas em várias etapas e percebe que pode haver perspectivas diferentes.

Dos treze aos dezoito anos, desenvolve o pensamento abstrato.  É capaz de formular hipóteses e tirar conclusões. É hora de começar a se definir e a planejar o futuro com mais consistência. As relações sociais são intensificadas. O principal objetivo dos adolescentes é tornarem-se independentes.

Durante a adolescência, os filhos precisam dos pais mais do que nunca. Fique atento ao que está acontecendo na vida de seu filho. Acolha e valide suas experiências emocionais. Seja seu aliado quando ele solicitar sua ajuda. Quando surgir um problema, o ouça com empatia e sem fazer críticas.
Estabeleça uma comunicação aberta, de confiança e de incentivo.

Procure ter um olhar empático e se colocar na perspectiva de seu filho. Procure compreender o que ele está sentindo, pensando e vivendo. Compreender a fase de desenvolvimento em que nossos filhos se encontram, nos ajuda a ajustar nossas expectativas e a compreender que normalmente eles estão fazendo o melhor que podem com o que possuem.

_________________________________________
Danielle Vieira Gomes – 01/09/2020

Se você quiser compartilhar comigo suas dúvidas, sinta-se a vontade, será um prazer respondê-lo!
Deixe seu comentário.

Baixe aqui fichas colecionáveis gratuitas: “Estratégias de comunicação mais eficaz e respeitosa”

E acompanhe tudo pelo meu meu Instagram: @daniellevieiragomes 



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.