A importância de valorizar as diferenças individuais

Blog Danielle Gomes 16

A importância de valorizar as diferenças individuais

Cada criança possui um perfil que lhe atribui características próprias que resultarão das combinações de seu temperamento, de seu ritmo de desenvolvimento, das habilidades individuais diferenciadas e de suas histórias de vida.

Temos que tomar certo cuidado, para não tentar enquadrar as crianças em padrões preestabelecidos, limitando sua capacidade de ser e agir no mundo. Quando respeitamos as especificidades de cada um, valorizando as diferenças individuais, ajudamos a criança a realçar o que há de melhor em sua essência e a utilizar todo o seu potencial.

Muitas vezes não paramos para observar que cada criança está vivendo sua jornada, fazendo descobertas, explorando seu ambiente, testando hipóteses e construindo repertório. Tente perceber o mundo sob a perspectiva dela. Cada criança é um desafio único e possui habilidades que irão lhe conferir maior facilidade para aprender de determinada forma ou realizar determinada atividade.

Oferecer estímulos diversos, promover uma variedade de experiências, ajuda a criança a usar seus recursos mentais ao máximo. As interações da criança com o meio, principalmente com as pessoas em quem ela confia, permite que ela desenvolva plenamente suas capacidades cognitivas, afetivas e suas relações sociais.

É preciso observar a criança, acolher suas dificuldades, auxiliar, incentivar e motivar. O tipo de relacionamento que estabelecemos, dentre outros fatores, poderá ser determinante para que ela desenvolva características de uma personalidade saudável, adaptada e feliz.

Você já parou para pensar quais são seus talentos principais, quais as habilidades e competências que adquiriu ao longo da vida? De que forma você tem mais facilidade de aprender? Lendo, assistindo uma aula com estímulos visuais, trocando informações? Essas são formas variadas que estimulam os nossos sentidos.

Procure identificar de que forma a criança tem mais facilidade em aprender. Cada pessoa tem a sua maneira especial de fazer as coisas. Cada um de nós possui forças, potencialidades e fraquezas. Quanto mais compreendemos os nossos próprios pontos fortes, mais somos capazes de ajudar as crianças a maximizar o seu potencial.

O afeto e o respeito são elementos fundamentais para a aprendizagem. Quando compreendemos que não somos autossuficientes e que é na interação com pessoas diferentes de nós é que somamos habilidades e conhecimentos, criamos uma maior empatia e nos tornamos melhores. Eu passo a ser quem eu sou em minha essência e ajudo o outro a se tornar quem realmente ele é.

Danielle Vieira Gomes
@daniellevieiragomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.