21 jun A importância de valorizar as diferenças individuais
Cada pessoa é única e possui habilidades que a diferenciam. Mas o quanto estamos receptivos para lidar com a diversidade, buscando estimular um ambiente inclusivo em que todos se sintam pertencentes e importantes?
Cada um de nós possui múltiplas habilidades que nos tornam especiais. Será que estamos conseguindo criar nossos filhos para que respeitem e valorizem a individualidade das outras pessoas?
Temos a tendência de buscar padrões e previsibilidade. Quando algo foge do convencional, pode ocasionar certo desconforto e estranhamento. Tendemos a evitar o que desconhecemos, pois temos que sair da nossa zona de acomodação para buscar novas soluções, formas diferentes de pensar e agir.
É importante parar para refletir de que forma estamos contribuindo para um mundo mais inclusivo:
– Suas ações favorecem uma sociedade com menos crítica e julgamento?
– Como as pessoas se sentem perto de você?
– Sentem que são levadas a sério e em consideração?
– Sentem que são valorizadas e respeitadas pelo o que são?
– Seu olhar é o de procurar enxergar o melhor de cada um, ou está sempre em busca de falhas?
Cada um de nós carrega uma história. Nossas conquistas ao longo da vida são decorrentes de oportunidades, escolhas, perseverança e dedicação, mas também da colaboração de outras pessoas.
A autovalorização está diretamente ligada à aceitação de nossas forças e limitações. Saber que alguém acreditou em nossa capacidade, nos ajudando a enxergar nossas diferenças como força e não nos rotulando ou limitando, nos faz progredir e revelar o que temos de melhor.
A todo o momento emitimos mensagens aos outros, através da convivência e das relações que estabelecemos. Podemos aprender a enxergar os outros com olhos de compreensão, aceitação e valorização.
Quando acreditamos que nossas escolhas e decisões são melhores e mais corretas do que as do outro, não estabelecemos uma relação de respeito e não damos espaço para o diálogo que tanto nos enriquece e abre perspectivas.
Quando estamos mais abertos para aprender e valorizar outras maneiras de interagir no mundo, ganhamos a oportunidade de expandir nossa visão. Somos capazes de ir além de nossas perspectivas individuais, levando em consideração o que as outras pessoas pensam e sentem.
Danielle Vieira Gomes