A importância do brincar para o desenvolvimento saudável

Artigos Danielle Gomes

A importância do brincar para o desenvolvimento saudável

A brincadeira é a ferramenta mais poderosa de acesso ao universo infantil. É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro.

O brincar é o modo mais eficaz da criança aprender habilidades que ela usará para o resto de sua vida:

– autonomia;

– capacidade de se expressar,

– criatividade.

Através do brincar a criança pode desenvolver inteligência, sociabilidade, equilíbrio e concentração. Enquanto brincamos, ocorre a ativação de norepinefrina no nosso cérebro, hormônio que facilita a aprendizagem e aumenta a neuroplasticidade.

Diversos fatores são responsáveis pelo contexto de confinamento ao qual todos estamos sujeitos: dinâmica familiar, planejamento urbano, mobilidade, uso de eletrônicos, consumismo, desenvolvimento econômico, insegurança, violência, conservação da natureza, a educação e o isolamento social.

Cada vez mais, o convívio social se restringe a ambientes fechados. Com isso, as crianças perdem chances valiosas de correr e brincar em liberdade ao ar livre. Crianças e adolescentes precisam gastar energia, correr, pular e se movimentar.

O brincar é essencial na infância e favorece o desenvolvimento saudável. É no brincar que a criança organiza seu raciocínio, que ela se relaciona consigo mesma e com o mundo, que ela associa sentimentos com razão e que ela consegue se expressar emocionalmente.

Para que essa experiência possa ser enriquecedora, a criança não precisa de brinquedos caros, somente de formas que a permitam explorar diferentes contextos.

Para bebês e crianças pequenas (6 meses a 2 anos ), itens como bichos de pelúcia, brinquedos de empilhar, blocos de construção, quebra-cabeças simples, brinquedos de montar, brinquedos musicais e livros adequados à idade são ótimos. Essas escolhas podem produzir muitas horas de atividades divertidas que também estimulam o desenvolvimento intelectual, de linguagem, social e físico. Leia livros e cante junto com a música para incentivar as habilidades linguísticas.

Uma das coisas favoritas que as crianças em idade pré-escolar (de 3 a 6 anos) gostam de faz de conta e imitar a atividade adulta. Bichos de pelúcia, bonecas, materiais de arte, além de brinquedos de construção mais avançados. Continue com a música para ouvir e instrumentos mais realistas para tocar. Brinquedos de locomoção, outros brinquedos ao ar livre, como equipamentos esportivos, caixa de areia, teatro e jogos de balanço, são ótimos para mantê-los mais ao ar livre e se divertir. Livros, jogos de cartas e de tabuleiro e alguns videogames ou outros itens digitais são ótimos para ajudá-los a desenvolver habilidades básicas de aprendizado e a diversão em família!

As crianças em idade escolar (6 a 12 anos) Esse estágio de desenvolvimento é um ótimo momento para expor seu filho a brinquedos e jogos que apoiam a aquisição de habilidades e conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Videogames e outros itens digitais com moderação são ótimos. É um bom momento para expor seu filho a possíveis hobbies que ele possa gostar. Equipamentos esportivos e de locomoção como bicicleta, patinete, patins, skate, são realmente úteis para motivar o exercício e estar ao ar livre. Brinquedos que incentivem a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento social. Jogos que podem ser jogados com amigos e familiares incentivam o desenvolvimento de habilidades sociais e a conexão com os outros. Livros e música, além de eletrônicos educacionais, podem tornar o aprendizado mais fácil e divertido.

O ato de brincar durante a infância e adolescência está associado a melhorias nas funções executivas, linguagem, habilidades matemáticas, integração sensorial, capacidade de pensar criativamente e de realizar multitarefas, contribuindo para a formação de adultos saudáveis com potencial cerebral plenamente desenvolvimento.

Danielle Vieira Gomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.