07 jun A importância do vínculo pai e filhos
A presença positiva de um pai pode ter um fator significativo na vida dos filhos. É cada vez mais crescente a conscientização da importância dos homens assumirem maior responsabilidade na educação de seus filhos.
A presença e o envolvimento na vida dos filhos são fundamentais para o bem estar emocional dos mesmos, afetando o modo como se sentem sobre si mesmos e como se desenvolvem. Para muitos homens ainda é difícil quebrar essa barreira, por não terem tido um pai assim como modelo e não saberem ser esse tipo de pai.
Durante muitas gerações os homens foram educados para serem os provedores da família. Sua dedicação à família era demonstrada por seu sacrifício no trabalho. No entanto, passamos por muitas transformações e cada vez se torna mais evidente, que se não houver mudanças significativas, se distanciarão cada vez mais de sua família, que deveria ser o centro de tudo.
Qualquer homem pode gerar um filho, mas é preciso muito mais para se tornar um bom pai. Nem toda relação é benéfica. Uma criança pode ser profundamente afetada de forma negativa quando tem um pai abusivo, excessivamente punitivo ou emocionalmente distante.
Muitos pais se eximem totalmente da responsabilidade de criar os filhos e prestar qualquer forma de apoio emocional ou financeiro. Se não houver um esforço em participar da rotina diária dos filhos, o pai vai perdendo contato e sua influência sobre eles.
Pesquisas demonstram que os pais são tão importantes quanto as mães em seus respectivos papéis de cuidadores. A vida da criança se enriquece quando ela conta com um pai emocionalmente presente, encorajador e sensível às suas necessidades.
A interação com os pais proporciona o desenvolvimento de competências diferentes na criança da relação com a mãe. O tipo de brincadeira e estímulos são distintos e essas diferenças de estilos e cuidados, contribuem para enriquecer o repertório emocional da criança.
Nas práticas da vida cotidiana que se fortalecem os laços entre pais e filhos. Reservar tempo para se dedicar aos filhos são escolhas que são feitas a todo o momento e que farão a diferença na qualidade e quantidade de tempo que um pai dedica aos seus filhos.
Os pais podem fazer uma avaliação de sua participação ativa na vida de seus filhos, fazendo algumas simples reflexões:
– Conheço os detalhes da vida dos meus filhos?
– Sei quais são os seus melhores amigos?
– Conheço sua rotina e as atividades das quais participa?
– Estou a par dos principais desafios que estão enfrentando?
– Conheço suas preferências em diferentes áreas?
Conhecendo os detalhes da vida dos filhos é possível dar a eles o apoio e orientação emocional de que necessitam.
O amor paterno ajuda os filhos a desenvolverem seu senso de lugar no mundo e promove seu desenvolvimento social, cognitivo e emocional.
Artigo escrito para a revista digital Cloud Coaching
Danielle Vieira Gomes