02 nov As histórias infantis e suas contribuições na aprendizagem das emoções.
As histórias oferecem vários benefícios contribuindo com o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ajudam a desenvolver a criatividade e a empatia, a explorar o desconhecido e experimentar novas sensações. Além de serem um meio de entretenimento para crianças e adultos, muitas delas transmitidas através dos livros e dos filmes infantis podem passar ensinamentos e reflexões para a vida.
As boas histórias estimulam a imaginação da criança, ajudando-a a enriquecer sua vida e trazer clareza para suas emoções. Também podem facilitar a compreensão de seus medos e inseguranças, podendo contribuir para que elas consigam aumentar seu repertório e desenvolver recursos internos suficientes para encontrar soluções para lidar com as situações que estão experimentando em sua vida.
O cérebro da criança precisa se desenvolver para que todas as suas capacidades cognitivas estejam em funcionamento e ela tenha uma compreensão madura sobre si mesma e sobre o mundo. Saber disso, nos ajuda a entender os seus comportamentos sob a perspectiva de sua prontidão. Passamos a ser mais efetivos em nossas interações com os nossos filhos, pois somos capazes de entender que determinadas atitudes só serão adquiridas com o tempo e sua maturidade.
Como pais, temos a tarefa desafiadora de ajudar nossos filhos a desenvolver plenamente seu potencial, através dos estímulos, vínculo e das experiências que proporcionamos a eles. Através das histórias encontramos diversas possibilidades que poderão ajudá-los a dar sentido aos sentimentos que estão experimentando.
Os livros e os filmes infantis são ótimas ferramentas para ajudar a acessar o universo das crianças para que elas consigam compreender melhor seus sentimentos e emoções. Contribuem para que desenvolvam um vocabulário que facilite falar sobre os sentimentos, auxiliando os adultos a entrarem em contato com o seu mundo emocional.
Algumas delas ajudam a lidar com as emoções como a raiva, a tristeza, o medo e o luto. De forma geral, a criança não consegue expressar esses sentimentos em palavras. Através das histórias ela é capaz de atingir o seu nível de compreensão acerca da situação, e isto se torna um apoio para ajudá-la a elaborar diversas situações de sua vida.
Após ler um livro ou assistir a um filme com nossos filhos, podemos aproveitar o momento para conversar sobre as emoções abordadas no contexto, proporcionando momentos de afeto e conexão. Ao invés de tentar explicar o enredo, podemos levar a criança a refletir e associar a razão e a emoção através de boas perguntas. Afinal nós mesmos não superamos as situações difíceis que enfrentamos na vida por elas terem sido explicadas por outras pessoas, mas porque encontramos nossas próprias respostas, soluções e significado.
As histórias auxiliam os pais, cuidadores e educadores a estimularem certas habilidades que são muito importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao possibilitar à criança a segurança interior necessária, estamos ajudando-a a encontrar o seu lugar no mundo para que possa seguir seu caminho em direção ao futuro com a confiança interior necessária.
As histórias ajudam a enriquecer nossa existência e nos torna capaz de expandir o mundo.
Danielle Vieira Gomes