Autocuidado: 10 dicas práticas para mães

Autocuidado para mãe

Autocuidado: 10 dicas práticas para mães

Com o nascimento dos filhos e a necessidade de cumprir vários papéis (mãe, esposa, profissional, dona de casa, amiga), as mães tem muita dificuldade de cuidar de si. Por isso, aqui vão 10 dicas práticas de autocuidado para as mães.

O que é Autocuidado?

O autocuidado é a forma consciente de promover a nossa própria saúde e bem estar. Está relacionada às nossas escolhas e à dedicação que dispensamos a nós mesmas.

Esse cuidado é fundamental para melhorar nossa saúde física mental e emocional. Além disso;

  • Eleva a capacidade de tomar decisões frente aos desafios.
  • Melhora a autoestima e a autoconfiança;
  • Melhora a qualidade de nossos relacionamentos;
  • Aumenta a sensação de bem estar e felicidade;

 

Por que é tão difícil colocar em prática?

Todos nós sabemos o que precisa ser feito, mas por que é tão difícil colocar o autocuidado em prática? Uma das razões é que muitas vezes, sentimos que não somos merecedoras, e isso leva a autossabotagem e a procrastinação com o próprio cuidado.

Compreender que o autocuidado não é egoísmo, mas sim, uma forma de nos fortalecer e aumentar a nossa capacidade de ajudar o próximo, pode nos fazer entender o autocuidado como uma necessidade.

Precisamos estar bem para ter condições de cuidar dos nossos filhos e familiares. Afinal, como é possível ajudar o outro sem antes estarmos bem com nós mesmas?

Um outro motivo relaciona-se ao fato que muitas mães não tem uma rede de apoio e um ambiente favorável, onde se sintam seguras para pedir ajuda quando necessário.

 

Não há autocuidado sem prática

A prática do autocuidado só pode ser alcançada a partir de nossas escolhas. Já sabemos que mudar os hábitos de vida não é uma tarefa fácil, exige muita força de vontade e determinação.

Quando focamos nossa atenção em algo, alteramos a forma como interagimos e reagimos. É assim que a prática pode se tornar uma habilidade e um estado se tornar uma característica.

Por isso, pare um pouco e reflita sobre sua rotina…

Você tem dedicado um tempo no seu dia para exercitar alguma forma de autocuidado? Se suas necessidades não forem uma prioridade para você, não serão para mais ninguém.

 

10 dicas para colocar seu autocuidado em prática

1- Desenvolva o Autoconhecimento – Compreender melhor a si mesmo e como você toma decisões, vai te ajuda priorizar o seu autocuidado.

2- Desenvolva a Autorresponsabilidade – Ninguém melhor do que você saberá suas reais e verdadeiras necessidades. Por isso, está em suas mãos agir em prol de sua própria vida e seu bem estar, através das escolhas e decisões que toma a todo o momento.

3- Cuide de suas emoções – Você pode fazer isso através da meditação, terapia, mantendo um diário e desenvolvendo atividades de expressão artística.

4- Cuide do seu sono  – Ter um tempo de sono adequado e reparador faz toda a diferença. A privação da qualidade de sono diminui a capacidade de concentração e resulta em alterações de humor.

5- Cuide da sua saúde física – Pratique exercícios físicos de forma regular. Além de ser um hábito saudável, atividade física ajuda a combater o stress, a depressão e a ansiedade. Manter hábitos saudáveis de alimentação. Fazer exames de rotina e cuidar da saúde de forma preventiva.

6- Procure formas de controlar o estresse – Desenvolva a capacidade de compreender a diferença entre o que você pode mudar e o que não pode, e aprenda a deixar passar as coisas que você não pode controlar.

7- Cultive seus relacionamentos – Faça parte de uma rede de relações profundas e próximas, com as quais você pode confiar e contar. Todos nós precisamos desenvolver o senso de pertencimento e da conexão, que resulta da rede de relações profundas e próximas.

8- Reserve momentos para o lazer ou para um hobby – Seja ler um livro, assistir um filme, passear com os pets ou fazer qualquer outra coisa que você goste. A vida vai muito além das rotinas e obrigações e, por isso, busque se divertir e realizar atividades que lhe deem prazer.

9- Procure se planejar e organizar – A organização e o planejamento ajudam não só a manter a vida mais equilibrada, mas também contribuem para economizar tempo e dinheiro.

10- Desenvolva a atenção plena  – Mantenha seu foco no presente, nos acontecimentos do agora. Não se prenda no passado e não se preocupe com o futuro. A vida acontece no momento presente.

É importante encontrar harmonia e equilíbrio no dia a dia. Escolha as ações que podem fazer parte da sua rotina de cuidados pessoais para colocar em prática, sem que se torne uma carga.

Reserve algumas horas do dia para fazer o que lhe faz bem. Celebre sempre os seus acertos e continue progredindo!

Para mais dicas de autocuidado para mães, clique no vídeo abaixo.

Danielle Gomes – CRP-06 56793
Psicóloga e Mentora Parental

 



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.