Autocuidado – A capacidade de enxergar nossas necessidades emocionais

Autocuidado

Autocuidado – A capacidade de enxergar nossas necessidades emocionais

Ter consciência de nossas necessidades emocionais nos ajuda a tomar decisões e fazer escolhas mais assertivas, que nos proporcionam um maior bem estar. A prática do autocuidado nos ajuda a alcançar mais equilíbrio e disposição para realizar projetos, vivenciar relacionamentos mais significativos e conquistar uma vida com maior qualidade.

A maior parte das pessoas, (especialmente as mães), está sentido o impacto da sobrecarga emocional e física. Quando nos sentimos esgotados e exaustos fica difícil priorizar coisas importantes, encontrar disposição para realizar as atividades rotineiras, conseguir ser intuitiva e criativa e buscar ser o melhor de nós.

Temos que cuidar de tantas coisas que inúmeras vezes, nos colocamos no final da lista. Não existe troféu para esse sacrifício. Se não tomarmos cuidado, vivemos uma vida para atender expectativas e padrões sociais. Estamos constantemente em pressão para sermos bons. Não existe perfeição, não existe mãe, pai, filho e família ideais.

É libertador quando reconhecemos e aceitamos nossas falhas. A culpa e o medo nos distanciam da nossa essência. Quando a ansiedade se torna uma condição sempre presente, é hora de ligar o sinal de alerta.

A vida é preciosa demais para perdemos tempo em viver uma vida que não nos traz felicidade e realização. Não desperdice seu tempo se comparando com os outros. Procure olhar para si mesmo. Apenas se concentre em fazer o seu melhor. Se compare com você mesma. O quanto está evoluindo.

Dificilmente teremos as condições perfeitas. Podemos estar num trabalho que não nos traz prazer, ou não ter a rede de apoio e o suporte que precisamos, ou ter vivido uma perda significativa e estar em luto, ou estar passando por dificuldades financeiras, ou ainda conflitos nos relacionamentos. São tantos os desafios possíveis…

Procure mudar as respostas automáticas ao estresse que você aprendeu a dar ao longo dos anos. Busque recarregar suas energias emocionais. Aprenda novas formas simples, mas eficazes de reduzir o desgaste, para aumentar sua resiliência e renovar sua alegria pela vida.

Muitas vezes, uma simples pausa ou um gesto de gentileza com você mesmo é o antídoto necessário para um mundo acelerado e caótico. Procure desenvolver sentimentos positivos por você como apreciação, cuidado e compaixão.

Respire – Isso acalma seu corpo. Regule a respiração e regule seu sentimento para você ter o controle dele e não o inverso.

Escolha – Como responderá (ao invés de reagir com emoção). Procure focar em como quer se sentir e o que quer pensar no lugar.  Mude seus pensamentos. Responda com uma ação que está dentro do seu controle.

Identifique – Desarme seus mecanismos de proteção que não o beneficiam. Reconheça e aceite como se sente. Lembre que os sentimentos passam, não são permanentes.

Defina – Qual o passo necessário que você poderá dar para colocar empenho sobre uma mudança que você deseja que aconteça.

Quando cuidamos de nós temos a possibilidade de viver com mais equilíbrio, satisfação pessoal e felicidade.

Danielle Vieira Gomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.