Como ajudar filhos perfeccionistas a superarem o medo de falhar

Blog Danielle Gomes 4

Como ajudar filhos perfeccionistas a superarem o medo de falhar

Crianças são naturalmente curiosas, sentem prazer em explorar e aprender. Cometer erros é parte natural do processo de aprendizagem e ajuda a melhorar e desenvolver habilidades. No entanto, os filhos cujos pais focam excessivamente nos resultados, que possuem altas expectativas e exigências sobre desempenho, costumam ser mais ansiosos.

Pais que raramente reconhecem os bons resultados e punem as falhas de seus filhos, tendem a estimular seu perfeccionismo. Geralmente, as crianças com características perfeccionistas querem acertar tudo. Costumam escolher tarefas mais fáceis para obter sucesso e não fracassar.

A busca pela perfeição bloqueia a criatividade e gera dúvidas quanto à capacidade. Para não falhar, procuram nem tentar e não se esforçam para realizar algo que possam considerar difícil, criando desculpas para não participar. Tudo isso para evitar que o seu maior medo se confirme, o de que não são perfeitas.

Muitas vezes, relacionam o sucesso à conquista de boas notas. Podem acreditar que seu valor e o amor dos seus pais estão condicionados aos seus bons resultados. Não costumam associar o sucesso às suas características positivas, habilidades ou qualidades pessoais.

É necessário reavaliar com elas a definição de sucesso. Para alguns, sucesso pode ser viver de acordo com seus valores, manter-se em desenvolvimento, enfrentar os desafios, buscar fazer o seu melhor, aprender coisas novas, fazer o que traz realização e bem estar, independente da opinião da maioria e das influências externas.

É importante transmitir aos filhos que, mais importante do que buscar ser perfeito, é buscar ser uma pessoa melhor. Para ajudá-los a superar o medo de falhar, mostre formas de estabelecer metas e padrões que sejam alcançáveis ​​através do esforço.

Leve-os a refletir sobre como alcançar bons resultados e a lidar com a frustração quando algo não sai como planejado. Faça perguntas como: “O que saiu errado?”
“Como você pode fazer diferente ou evitar isso da próxima vez?”.

Forneça feedbacks baseados em evidências reconhecendo e parabenizando pelo esforço. Relacione as ações com suas consequências: “Você se empenhou para estudar matemática, fez as atividades e conseguiu melhorar sua nota.”

Incentive o otimismo. Quando nos concentramos nas soluções dos problemas em vez de focar nos erros, desenvolvemos uma visão positiva da vida. Ajude a modificar sua forma de pensar:

Ao invés de:

 

-“Não vou tentar porque posso falhar.”

-“Não sou tão inteligente quanto o meu amigo.”

– “Eu continuo errando.”

 

Experimente:

 

-“Se eu falhar posso tentar novamente até conseguir.”

-“Posso aprender com os outros e pedir ajuda.”

-“Posso aprender com meus erros e fazer diferente da próxima vez.”

 

Ensine-os a trocar: “eu não consigo” pela palavra: “ainda”. “Eu não consigo resolver esse problema.” Por: “Eu ainda vou aprender a fazer esse cálculo de matemática”. Ajude-os a explorar o pior cenário, fazendo perguntas como: “Se tudo der errado, o que de pior pode acontecer?”.

Reforce a importância do prazer no processo de aprendizagem e, acima de tudo, seja o exemplo de alguém que também não é perfeito e comete falhas.

Danielle Vieira Gomes
@daniellevieiragomes



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