27 set Como nós podemos nos aperfeiçoar como pais
A parentalidade é uma jornada de descobertas, alternando momentos de alegrias e frustrações. Esses sentimentos conflitantes interferem em nossa habilidade de nos mantermos receptivos e carinhosos com nossos filhos.
Criar um filho não é tarefa fácil. Porém, com informações úteis e comprovadas, podemos nos tornar pais mais competentes para compreender melhor nossos relacionamentos com nossos filhos. Nunca é tarde demais para fazermos mudanças positivas em nossa relação com eles.
A complexidade das relações e a tarefa desafiadora da parentalidade nos possibilitam crescimento e desenvolvimento. Toda a habilidade que desejamos desenvolver necessita de ampliação do conhecimento e capacitação. Em nossa tarefa como pais, não é diferente.
A maneira como nos relacionamos muda quem nossos filhos são e como se desenvolvem. Independente da idade que possuem, não existe um tempo melhor do que o momento presente para aprender mais sobre habilidades parentais.
Mudar nossa percepção sobre como educamos, nos abre caminhos e possibilidades que nos permitem desenvolver estilos mais eficazes para criá-los de forma mais equilibrada. Ao aprofundar nosso autoconhecimento, alcançamos melhores resultados e obtemos maior leveza nos relacionamentos, ajudando-os a serem mais saudáveis e felizes.
As crianças precisam ser amadas, compreendidas e valorizadas e não controladas. Quando estamos ocupados demais fazendo coisas para os nossos filhos, esquecemos o mais importante: simplesmente estar com eles e aproveitar os momentos juntos. Quando estamos sobrecarregados é difícil estarmos presentes.
Em nosso papel como pais, nos percebemos como os responsáveis em transmitir ensinamentos aos nossos filhos, mas logo descobrimos que também aprendemos muito com eles. No desenvolvimento de nosso relacionamento, trazemos à tona nosso passado e damos novo significado ao presente e ao futuro.
Através das experiências que partilhamos, criamos momentos que enriquecem muito nossas vidas em conjunto. É preciso aprender a lidar com aspectos que são naturais da infância como a emotividade, sua fase de desenvolvimento e necessidades que precisam ser atendidas. Em alguns momentos, lidar com estas questões pode parecer ameaçador por expor nossa impotência e vulnerabilidade.
Aos nos desenvolvermos para cuidar dos nossos filhos de maneira mais consistente, proporcionamos a eles um ambiente acolhedor e uma base segura. Quando ficamos presos a respostas reativas baseadas em nossas experiências passadas, perdemos a oportunidade de nos tornarmos pais melhores e também de continuarmos evoluindo.
Como pais, desejamos cultivar relacionamentos afetuosos, duradouros e significativos com os nossos filhos. Para que isso aconteça, é fundamental ampliarmos nossas habilidades parentais. As ferramentas parentais mais valiosas são aquelas que já possuímos: nosso amor e sabedoria interior. O aperfeiçoamento de nossos conhecimentos irá trazer impactos profundos para o futuro de nossos filhos e das próximas gerações.
Danielle Vieira Gomes
Baseado no livro: Parentalidade Consciente. Como o autoconhecimento nos ajuda a criar nossos filhos. Siegel, Daniel J. e Hartzell, Mary. 1ª ed. – São Paulo: nVersos, 2020.
Artigo escrito para a revista digital @cloudcoaching