Consciência Emocional: O que é e porque precisamos dela?

Consciência Emocional_O que é

Consciência Emocional: O que é e porque precisamos dela?

Você já ouviu falar em Consciência Emocional?

Consciência Emocional é a capacidade de reconhecer as próprias emoções e conseguir gerenciá-las, para responder de forma adequada às situações. Ela também nos ajuda a entender como as outras pessoas se sentem.

Algumas pessoas podem passar o dia inteiro sem realmente perceber suas emoções. Já aquelas que possuem consciência emocional sabem que:

  • Podem escolher a maneira como reagem em vez de deixar que as emoções as influenciem a fazer ou dizer coisas das quais poderão se arrepender mais tarde;
  • Sabem quando é melhor falar e quando é melhor esperar antes de agir ou reagir ao que sentem;
  • Sabem que sua reação influencia o que acontece a seguir, incluindo como as outras pessoas reagem.

1 – Como lidar com as emoções

Provavelmente você já passou por alguma situação em que outra pessoa reagiu de uma forma muito emocional, fazendo com que você se sentisse envergonhado por ela. Você também provavelmente já passou por situações em que suas próprias emoções foram tão fortes que precisou de todo o seu autocontrole para não reagir de forma que viesse se arrepender depois.

Pode ser que você se lembre de um momento em que não conseguiu controlar sua reação. Talvez a ansiedade, a raiva ou a frustração tenham vencido.

Quando isso acontecer, perdoe-se e se concentre no que você pode fazer melhor da próxima vez. Emoções como essas fazem parte da natureza humana.

 

2 – Consciência Emocional

A consciência emocional nos dá informações sobre o que estamos vivenciando e nos ajuda saber como responder. Através dela identificamos o que precisamos e queremos e o que não queremos.

Essas informações são importantes para definir nossos limites pessoais, assim como estabelecer relacionamentos mais saudáveis.

Estar ciente de nossas emoções pode nos ajudar a falar sobre sentimentos com mais clareza e resolver os conflitos da melhor maneira. Aceitar as emoções significa perceber e identificar sem culpar o outro ou nos julgar pela forma como nos sentimos.

Não ajuda em nada dizer que o que sentimos é culpa de outra pessoa. O objetivo é reconhecer seus sentimentos e não julgá-los pensando: “Eu não deveria me sentir assim.”

Muitas pessoas aprenderam de forma equivocada que é inapropriado sentir emoções como a raiva, o medo e a tristeza. Todas essas emoções são importantes e necessárias, no entanto, a forma de responder ou reagir a elas é que faz toda a diferença.

3 – O que você precisa saber sobre as emoções

Quanto mais você pratica a habilidade de rotular as emoções que sente ao longo do dia, mais natural se tornará e mais você será capaz de gerenciar suas emoções fortes. Algumas coisas importantes sobre as emoções:

  • As emoções vêm e vão, elas são passageiras. Nós sentimos muitas emoções ao longo do dia. Algumas duram apensas alguns instantes e outras podem demorar mais para passar;
  • As emoções podem ser suaves, intensas ou intermediárias. A intensidade depende da situação e da pessoa;

 

Não existem emoções boas ou ruins, mas existem maneiras boas e ruins de expressar ou agir sobre elas.

 

4- Três passos para aumentar sua Consciência Emocional

A consciência emocional nos ajuda a nos conhecermos melhor e a nos aceitarmos. Para você se tornar mais consciente de suas emoções, comece com esses 3 passos:

1º) Crie o hábito de sintonizar como você se sente em diferentes situações ao longo do dia…

  • Você pode perceber que se sente animado depois de combinar uma viagem com a família.
  • Você pode se sentir nervoso antes de uma apresentação no trabalho.
  • Você pode ficar relaxado ao ouvir música, você pode se sentir inspirando por ir a uma exposição de arte.
  • Você pode se sentir feliz com um elogio de um amigo.

Simplesmente observe suas emoções e, em seguida, as nomeie em sua mente. Você leva apenas um segundo para fazer isso e é uma ótima prática;

2º) Avalie a intensidade da emoção. Depois de perceber e nomear, o passo seguinte é avaliar a intensidade com que você sente a emoção em uma escala de 0 a 10. Sendo 1 mais suave e 10 mais intenso;

3º) Compartilhe suas emoções com as pessoas próximas. Esta é uma ótima forma de praticar a expressão das emoções em palavras e nos ajuda a nos sentirmos mais próximos das pessoas.

Assim como qualquer outra coisa na vida, quando se trata de emoções, a prática leva ao aperfeiçoamento. Lembre-se, não existem emoções boas ou ruins. Não julgue seus sentimentos, apenas observe e os nomeie.

Se esse assunto te interessa, assista o vídeo abaixo.

Danielle Vieira Gomes é psicóloga e mentora parental. Faz atendimento presencial e online para pais que buscam educar melhor seus filhos.

Contato: daniellepsigomes@gmail.com



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.