Formas de fortalecer a autoestima dos filhos

Blog Danielle Gomes 6

Formas de fortalecer a autoestima dos filhos

A autoestima está relacionada a se sentir bem consigo mesmo. Uma pessoa que possui autoestima é mais confiante, acredita em sua capacidade de realização e se sente aceita pelo que ela é.

Ajudamos a desenvolver a autoestima de nossos filhos quando transmitimos a eles atenção positiva e cuidado amoroso.  A autoestima é desenvolvida de forma gradativa, desde a infância. Uma criança que se sente segura, amada e aceita, possivelmente desenvolverá um autoconceito positivo.

Crianças que possuem uma autoestima baixa costumam se sentir inseguras, não confiam em seu potencial, podendo desistir facilmente ou nem tentar por medo de falhar. Elas podem deixar que os outros as tratem mal, podem ter dificuldade em se defender e de lidar com situações de fracasso.

Abaixo seguem algumas formas para que os pais ajudem seus filhos a desenvolverem uma maior autoestima:

– Incentive a autonomia.  Em cada idade, existem coisas novas para se aprender, como por exemplo: se vestir sozinho, ler, amarrar o tênis, andar de bicicleta, etc. As crianças se sentem bem consigo mesmas quando podem usar suas novas habilidades, isso pode despertar nelas uma sensação de competência e satisfação.

– Ensine a persistir. Ajude seu filho a aceitar que às vezes ele irá falhar e que deve continuar tentando até conseguir alcançar seus objetivos. Transmita a importância da dedicação e da perseverança.

– Reconheça o esforço e não apenas o sucesso. Enfatize a importância do esforço e do processo de aprendizagem sobre a capacidade e o resultado.

– Utilize o elogio com sabedoria. O reconhecimento é importante, mas deve ser feito de forma adequada. Elogios que não são merecidos, não soam como verdadeiros. Procure reconhecer o empenho, o progresso e a atitude. Alguns exemplos de frases de reconhecimento e encorajamento:

Você praticou muito e sua melhora mostra isso.”

“Você não desistiu, tentou estratégias diferentes e descobriu como resolver o problema.”

– Demonstre amor incondicional. Deixe claro que você ama seu filho incondicionalmente,

– Fortaleça os pontos fortes. Concentre sua atenção nos pontos fortes e no que seu filho faz bem e gosta, ao invés de enfatizar os pontos fracos.

– Ensine a não se comparar. Ajude seu filho a ser ele mesmo e não se comparar com os outros. Cada um percorre caminhos diferentes para alcançar seus objetivos.

– Incentive a colaboração. Quando as crianças percebem que o que fazem é importante para os outros e que podem contribuir, elas se sentem pertencentes e isso gera bons sentimentos.

A autoestima das crianças aumenta, quando elas são encorajadas a explorar e a experimentar coisas novas, sem medo de errar.  Ao encontrarem espaço para desenvolver suas habilidades, elas se sentem confiantes e é mais provável que busquem fazer o seu melhor.

Artigo escrito para a revista digital @cloudcoaching – por Danielle Vieira Gomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.