Mimar é prejudicial e causa dependência

Blog Danielle Gomes 4

Mimar é prejudicial e causa dependência

Mimamos nossos filhos quando os fazemos acreditar que eles devem ter todas as suas expectativas atendidas e ao deixá-los pensar que tudo deve vir com facilidade. Isso os convencem que merecem receber tudo o que desejam, sem que seja preciso esforço e empenho para conquistar.

Prejudicamos nossos filhos quando tentamos poupá-los e protegê-los de enfrentar qualquer dificuldade e cedemos às suas exigências, os deixando sempre no centro de nossas atenções. Ao contrário do que possa parecer, o excesso de elogios, falar sim o tempo todo e dar tudo o que desejam, não os torna mais autoconfiantes ou competentes.

Para desenvolverem a crença de que são capazes, eles precisam experimentar na prática situações que os ajudem a ampliar sua capacidade. Eles só conseguirão desenvolver a musculatura emocional necessária para enfrentar as dificuldades ao longo da vida, se puderem resolver seus próprios problemas e aprenderem a lidar com a frustração e o desapontamento.

Ao receberem tudo o que querem o tempo todo, eles perdem oportunidades de se tornarem resilientes para enfrentar experiências difíceis. Às vezes, nós mimamos e não estabelecemos limites porque é o mais fácil e dá menos trabalho no momento. Mas devemos considerar os efeitos disso a longo prazo. No mundo real, eles não terão todos os seus caprichos atendidos.

Ceder a todas as suas exigências e desejos os torna dependentes de você, podendo ser prejudicial. Agradar excessivamente e superproteger pode tolher a sua independência. Possivelmente terão mais dificuldade em aprender a adiar as gratificações, persistir para atingir objetivos, reconhecer e apreciar as pequenas alegrias da vida.

São as experiências difíceis que os ajudam a crescer e aprender a respeito do mundo. Em vez de tentar proteger nossos filhos a qualquer custo, ou buscar dar tudo o que querem, podemos ajudá-los a atravessar as dificuldades estando presentes para eles quando estiverem passando por alguma dificuldade.

O que realmente nossos filhos precisam para construir independência e desenvolver seu potencial é se sentirem amados, valorizados e dignos de confiança. É importante que eles se sintam seguros e saibam que estaremos disponíveis sempre que precisarem. Construímos esse elo através do nosso amor, da nossa disponibilidade, atenção e conexão.

Quando a criança percebe seus pais como incentivadores, apoiadores e confiáveis, ela aprende a combinar a confiança nos outros com a confiança em si mesma, elemento fundamental para o desenvolvimento de uma personalidade saudável.

Danielle Vieira Gomes
@daniellevieiragomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.