31 maio O amor incondicional promove a autoconfiança
Temos uma grande influência sobre o autoconceito que nossos filhos possuem de si mesmos. A todo o momento estamos transmitindo mensagens, seja de forma explícita ou de forma sutil, sobre a aceitação e o amor que sentimos por eles.
O amor incondicional é transmitido quando eles sentem que são amados e aceitos por serem quem são, independente do que façam. Nossos filhos precisam que nosso relacionamento seja permeado por limites, consistência e apoio. É na experiência e na adversidade que eles aprendem a confiar em sua capacidade de superar os desafios.
Brené Brown escreveu um lindo e verdadeiro manifesto para criar filhos plenos que acredito que todo pai e mãe deveriam ler. Por isso, compartilho aqui para todos que ainda não tiveram a oportunidade de ler:
Manifesto pela criação de filhos plenos
Acima de tudo, quero que você saiba que é amado e que tem a capacidade de amar.
Você descobrirá isso por meio de minhas palavras e atitudes: as lições sobre amor estão na maneira como eu o trato e como eu trato a mim mesmo.
Quero que você se relacione com o mundo a partir de um sentimento de dignidade e autovalorização.
Você descobrirá que é digno de amor, aceitação e alegria todas as vezes que me vir praticando o amor próprio e acolhendo minhas próprias imperfeições.
Nós praticaremos a coragem em nossa família ao nos mostrarmos, ao deixarmos que nos vejam e ao valorizarmos a vulnerabilidade. Compartilharemos nossas histórias de fracasso e de vitória. Em nosso lar sempre haverá espaço para ambas.
Nós lhe ensinaremos a compaixão exercendo-a primeiro com nós mesmos, e então uns com os outros. Colocaremos e respeitaremos limites, valorizaremos o esforço, a esperança e a perseverança. O descanso e a diversão serão valores familiares, bem como práticas em família.
Você aprenderá sobre responsabilidade e respeito ao me ver cometendo erros e corrigindo-os, e vendo como peço aquilo de que necessito e falo sobre como me sinto.
Quero que você conheça a alegria, para que juntos pratiquemos a gratidão. Quero que você sinta tristeza, para juntos aprendermos a ser vulneráveis.
Quando a incerteza e a escassez surgirem, você será capaz de recorrer à ética que permeia nossa vida diária.
Juntos, vamos chorar e enfrentar o medo e o sofrimento. Eu vou desejar livrá-lo de sua dor, mas, em vez disso, ficarei ao seu lado e lhe ensinarei como senti-la.
Nós vamos rir, cantar, dançar e criar juntos. Sempre teremos permissão para sermos nós mesmos uns com os outros. Não importa o que acontecer, você sempre será aceito em nossa casa.
Quando iniciar sua jornada para ser uma pessoa plena, o maior presente que poderei dar a você é amar intensamente e viver com ousadia.
Não irei ensiná-lo, amá-lo e nem lhe mostrar as coisas de forma perfeita, mas eu me deixarei ser visto por você e sempre considerarei sagrado o dom de poder vê-lo verdadeira e profundamente.
In A Coragem de Ser Imperfeito, Brené Brown