04 jan O autoconhecimento nos leva a viver de forma mais significativa
Ao longo de nossas vidas, passamos por diversas experiências e todos os acontecimentos nos servem de aprendizagem, inclusive os que nos causam angustia e sofrimento. Quando conseguimos aceitar as experiências e enxerga-las como parte de nosso processo evolutivo, somos capazes de ressignificar e seguir adiante, mais fortalecidos.
A vida é movimento e tudo passa, nada é permanente. As dificuldades pelas quais podemos estar passando no momento, não vão durar para sempre. Tudo tem seu tempo certo para terminar. Quando procuramos compreender o que acontece conosco, reconhecendo o que é preciso transformar, somos capazes de superar.
Cada um de nós tem sua jornada no mundo, seu próprio caminho, feito de sonhos, objetivos, alegrias, decepções, conquistas, perdas, vitórias. A vida é feita de escolhas e das decisões que tomamos. Por isso, não devemos nos paralisar pelo medo e pela dor. Sempre haverá um recomeço, sempre haverá uma nova oportunidade.
Algumas pessoas passam pela vida sem tomar consciência de suas escolhas. Preferem viver a vida no automático, com conformismo, sem pensar muito nas consequências de suas decisões e de sua autorresponsabilidade.
Outras pessoas possuem objetivos claros e planejam cada passo, mas quando a vida sai dos trilhos e do controle do que definiram, podem ser tomadas por uma grande frustração e descontentamento. Possuem uma grande dificuldade de lidar com mudanças e imprevistos.
Podemos criar alguns padrões e crenças sobre nós mesmos que podem nos paralisar e impedir de utilizarmos todo o nosso potencial. Quando não estamos satisfeitos com algum aspecto de nossas vidas, não precisamos mantê-lo. É possível focar em quem desejamos nos tornar e trabalhar para “vir a ser” o que queremos.
É importante encontrar o equilíbrio. Ter objetivos, mas também ter flexibilidade para lidar com imprevistos e com o fluir da vida. Muitas vezes, deixamos de viver oportunidades por não estarmos atentos às possibilidades que temos à disposição, por estarmos presos ao que não deu certo.
Cada um de nós tem seu ritmo interno e é necessário aprender a respeitar o tempo de cada um. É preciso deixar que cada um faça suas descobertas e suas escolhas por si mesmo, para se desenvolver e se tornar independente, conseguindo tomar suas próprias decisões.
O autoconhecimento é um processo progressivo, que nos permite reconhecer nossas falhas e nosso valor pessoal para alcançar escolhas mais conscientes e autônomas. A autoregulação emocional nos ajuda a lidar com nossas emoções, sem nos deixar ser comandados por elas, mas usá-las ao nosso favor.
O autoconhecimento nos ajuda a fazer escolhas mais amorosas, ao cuidarmos de nós mesmos, cuidamos do outro. Quando somos pais, é preciso dar espaço e permitir que nossos filhos aprendam através das tentativas e do erro, sem desejar apressar as coisas, até que se sintam preparados e adquiram segurança sobre suas ações.
Para ensinar, é preciso paciência e a compreensão de que cada um tem o seu próprio tempo para florescer. O amor e o respeito às diferenças de aceitar o outro tal como ele é, cria um mundo melhor onde todos se beneficiam.
Nossos objetivos devem estar pautados em crescer sempre em sabedoria e compreensão. Colocar nossos dons e talentos para o bem comum e desenvolver o potencial que nos pertence.
Nunca devemos nos contentar em nos manter estáticos e acomodados. Há sempre algo novo e maravilhoso para se aprender e para se descobrir nesta vida. Mantenha-se aberto e receptivo para as inúmeras possibilidades que se apresentam.
Danielle Vieira Gomes
Siga: @daniellevieiragomes