O que fazer ao invés de gritar com os filhos

Blog Danielle Gomes 2

O que fazer ao invés de gritar com os filhos

Muitos pais usam o grito com os filhos como forma de expressar sua raiva e frustração. Algumas vezes por se sentirem sobrecarregados e perderem o controle e, em outras situações, por não conhecerem estratégias de autocontrole e alternativas mais efetivas a essa prática.

Estudos já comprovaram que o grito deixa a criança assustada, insegura e, a longo prazo, aumenta a ansiedade, a agressividade e a baixo autoestima. Aprender a ter autocontrole em situações que tiram você do sério é fundamental para o exercício de uma parentalidade mais amorosa e consciente.

Pais que conseguem manter o controle e a tranquilidade mesmo em situações desafiadoras como o mau comportamento dos filhos, conseguem encontrar soluções mais pacíficas, fazendo com que os filhos se sintam amados e aceitos, independente do que ocorra.

Algumas estratégias podem ajudá-lo a ter mais autocontrole:

  • Pense em como você se sente todas as vezes em que perde o controle. No momento em que você procura expressar sua raiva ou descontentamento, pode parecer trazer certo alívio à sua frustração, depois, provavelmente, você se sentirá arrependido por ter se excedido.

 

  • Procure fazer uma pausa para se acalmar antes de agir. Respire fundo e aguarde por alguns minutos, até que você consiga enxergar com mais clareza e recupere sua forma racional de pensar. Isso ajudará você a tomar uma melhor decisão de como agir.

 

  • Abandone a necessidade de provar que está certo e que tem razão o tempo todo. Permita que seus filhos cometam erros e possam aprender com as consequências de suas ações. Evite entrar em disputas de poder.

 

  • Busque entender como se sente e como seu corpo reage a essa sensação. Identifique o que o está aborrecendo. Algo te decepcionou? Algum de seus valores foi violado? Descubra o que está te frustrando e procure encontrar uma solução e enfraquecer suas emoções negativas.

 

  • Procure ter um entendimento mais amplo da situação, compreender os fatos, ao invés de supor ou tirar conclusões precipitadas. Certifique-se de que o problema não está relacionado a uma falha de comunicação.

 

  • Use técnicas de relaxamento para se autorregular. Aprender a se acalmar é uma habilidade que pode ser aprendida e que trará benefícios para a sua vida e seus relacionamentos.

 

Evite agir de forma impulsiva, não se deixando dominar pela raiva, pela frustração e o pelo descontentamento. Utilize as opções disponíveis para encontrar soluções pacíficas e praticar sua parentalidade de forma respeitosa, atenciosa e amorosa.

Danielle Vieira Gomes
@daniellevieiragomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.