11 out Os benefícios das brincadeiras para as crianças
Você já parou para pensar sobre a comemoração do dia das crianças? Queremos sempre dar o melhor aos nossos filhos, mas precisamos refletir sobre o que isso significa. Em tempo de consumismo excessivo, precisamos ter critérios para não nos deixarmos influenciar pelos apelos aos quais somos constantemente submetidos.
Nunca é demais lembrar que a presença amorosa tem muito mais valor do que qualquer coisa material que possamos lhes proporcionar. Brincar junto e se divertir com os filhos, estabelece uma conexão poderosa e cria memórias que são guardadas para sempre.
Perdi meu pai recentemente, e as melhores e mais vivas memórias que carrego dele são as brincadeiras que fazíamos quando eu era criança. Não importa como, faça do seu jeito, passe algum tempo construindo coisas, fazendo cocegas, brincando de esconde-esconde, aviãozinho, carregando nos pés, contando histórias, cantando, jogando, imaginando, representando…
Brincar nem sempre envolve brinquedos. Existem muitas formas de brincar com os filhos. O importante é que você encontre o que funciona e seja prazeroso para vocês. Muitos pais se esforçam para dar aos filhos tecnologia de última geração. No entanto, o que as crianças realmente precisam é do tempo e da atenção dos pais conversando, lendo, cantando e brincando com elas.
A interação humana envolve estímulos e experiências que levam a criança ao aprendizado e à aquisição de novas habilidades. Nenhum dispositivo eletrônico irá substituir esse estímulo. Além de se divertirem, vocês constroem uma forte ligação que é essencial para um desenvolvimento emocional saudável.
No entanto, se você pretende presentear seu filho, procure selecionar os brinquedos apropriados para a faixa etária e que possam ajudar a construir habilidades. Pesquisas já demonstraram que crianças que brincam com frequência de quebra-cabeças, blocos de construção e jogos de tabuleiro tendem a ter melhor capacidade de raciocínio espacial.
Alguns jogos e brincadeiras ensinam habilidades como planejamento, revezamento, compartilhamento, colaboração, tolerância à frustração, aprender a perder e ganhar, solução de problemas e outras habilidades sociais. Jogar em família fortalece os vínculos e melhora a comunicação.
Quando brincamos com nossos filhos, os ajudamos a compreender o funcionamento do mundo ao seu redor. Isso os torna mais receptivos e os ajuda a desenvolver suas habilidades sociais, cognitivas e físicas, além de fortalecer o vínculo emocional que está sendo construído entre vocês.
Usando a imaginação, vocês podem desfrutar de momentos divertidos, que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. A presença amorosa promove uma sensação de bem estar, de ser amado e considerado.
Danielle Vieira Gomes
@daniellevieiragomes