16 nov Pais encorajadores, filhos confiantes
Com o avanço dos estudos na área de parentalidade e desenvolvimento infantil, sabemos mais a respeito das formas de intervenções capazes de ajudar as crianças a desenvolverem seus pontos fortes.
Quando a criança percebe seus pais como incentivadores, apoiadores e confiáveis, ela aprende a combinar a confiança nos outros com a confiança em si mesma. Esse é um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma personalidade saudável.
Estudos comprovam que crianças que recebem atenção e cuidados parentais de alta qualidade, posteriormente se mostram mais curiosas, calmas, autoconfiantes e são mais capazes de lidar com adversidades.
Crianças que recebem uma educação que as faz sentirem-se seguras e dá espaço para que expressem suas emoções, são mais receptivas e desenvolvem um autoconceito mais positivo.
Estabelecer limites e orientar é parte fundamental do exercício da parentalidade. Quando combinamos limites com empatia, ajudamos a criança a desenvolver autodisciplina. Ela internaliza os conceitos, valores e regras sociais que desejamos transmitir, gerando aprendizado.
É mais saudável para pais, cuidadores e para as crianças, quando se estabelece uma relação de afeto e confiança. A criança acata as orientações, pois tem uma forte ligação de respeito e não por ser motivada pelo medo da punição.
Isso não fará com que ela deixe de testar os limites. Crianças testam limites naturalmente. Elas precisam que nós adultos possamos desempenhar o nosso papel de orientar, guiar e direcionar para o futuro.
A autovalorização está diretamente relacionada ao amor e à aceitação. Ao encorajarmos sua autonomia e autorresponsabilidade, nós as ajudamos a despertar seu potencial. Se tornam emocionalmente mais seguras, com a coragem e a firmeza necessárias para trilhar os caminhos da vida e seguir adiante.
Somos mais felizes quando nos sentimos amados, valorizados, dignos de confiança e conseguimos estabelecer uma conexão profunda com outras pessoas. Somos mais realizados quando conseguimos utilizar nossos talentos e potencial para conquistar nossos objetivos, enfrentar os desafios e encontrar um significado mais profundo em nossas vidas.
Ter um autoconceito positivo significa reconhecer nossas capacidades e valorizar quem somos. Toda a pessoa nasce com talentos que a tornam especial. À medida que a criança se desenvolve, sua autoestima se consolida, através das relações e experiências que ela experimenta.
Demonstramos aos nossos filhos o nosso amor incondicional, quando transmitimos a eles que são amados profundamente por serem eles mesmos e quando respeitamos seu processo natural de exploração, descoberta e desenvolvimento. Ao invés de insistir para que eles desenvolvam habilidades que não possuem, devemos ajuda-los a se tornarem melhores em seus talentos naturais.
Ajudamos nossos filhos a realizar seu potencial, quando os olhamos com respeito e enxergamos suas necessidades. Damos o suporte quando necessário e os encorajamos quando eles já são capazes de realizar algo por conta própria. Como resultado, se tornam mais confiantes, motivados e mais preparados para enfrentar os desafios.
Danielle Gomes