20 dez Reflexões necessárias para seguir adiante
Uma grande parte das pessoas está passando por uma readaptação devido ao retorno às atividades e compromissos presenciais. Repensar e planejar a forma como isso deve ser feito, nos ajuda a lidar de uma melhor forma com as novas exigências que o momento requer. Ainda assim, os cuidados devem continuar.
Este é o momento de analisar o que está funcionando bem da forma como está e pode ser mantido e também, o que precisa de novas adaptações. Um dos desafios agora é absorver todas as mudanças que ocorreram nesse período.
Tivemos a oportunidade de rever vários conceitos. A convivência familiar foi intensificada, passamos a valorizar mais os relacionamentos e algumas coisas que antes passavam desapercebidas.
Pudemos perceber que outras possibilidades de atuação as quais estávamos acostumados são possíveis. Novos hábitos foram adquiridos, ficamos mais cuidadosos com a higiene e com a saúde. Foi preciso desenvolver novas habilidades e assumir novos papéis.
Muitos de nós ainda estamos sofrendo as consequências negativas desse período. Algumas pessoas passaram por perdas importantes, desemprego, dificuldades financeiras, problemas de saúde física e emocional, sobrecarga, desamparo e adversidades que impactaram profundamente nossa sociedade.
Cada pessoa tem vivido esse momento de forma diferente. Alguns fatores como o temperamento e o perfil de comportamento, a forma de atuar no mundo, de se relacionar, a natureza das atividades que realiza e o suporte que possui ou a falta dele, irão influenciar diretamente em como cada um experimenta essa experiência.
Tem muita gente agora sofrendo com o retorno aos compromissos presenciais. Algumas pessoas se sentem aliviadas pelo retorno, outras ainda se sentem desconfortáveis, pois se adaptaram tão bem ao trabalho em sistema home office, que estão tendo dificuldades em voltar a trabalhar presencialmente.
O fato é que ninguém saiu ileso de toda essa experiência, mesmo aqueles que a negam. Tudo o que vivemos nos últimos tempos tem servido para abrir espaço para que possamos reconhecer e acolher nossas fragilidades e vulnerabilidades que vieram à tona. Nunca foi tão urgente olhar o nosso próximo com empatia e compaixão e cuidar dos mais vulneráveis.
Ainda assim, podemos aproveitar todos os aprendizados que tivemos com a Pandemia e nos beneficiar com eles. Toda essa complexidade gera uma maior necessidade de apoio mútuo. Não podemos nos esquecer de que cada um de nós possui diferenciações e isso precisa ser considerado e respeitado.
Quando temos um problema, precisamos mudar nossa perspectiva. Sempre é possível mudar a percepção e enxergar as oportunidades que possuímos. O amor e compaixão sempre ajudam a suavizar o caminho.
Em qualquer circunstância, a adaptação e a busca pelo equilíbrio são a melhor escolha. O planejamento é fundamental em todas as áreas de nossas vidas. Quando nos planejamos, encontramos equilíbrio para viver com maior qualidade. Para alcançar um maior equilíbrio da rotina, algumas medidas são importantes;
- Seja coerente com sua realidade;
- Procure dividir suas tarefas e priorizar o que precisa ser feito;
- Estabeleça prazos e horários;
- Peça ajuda;
- Desenvolva atenção plena para viver o momento presente;
- Procure focar em soluções.
Ao invés de apenas esperar que as mudanças aconteçam, podemos nos reprogramar e implementá-las em nossas vidas. No decorrer desse processo, algumas coisas não devem ser esquecidas, como manter a esperança, cultivar os relacionamentos, fortalecer o vínculo familiar, apreciar a beleza na simplicidade, ouvir música, cantar, dançar, ler e dar boas risadas. Certifique-se de que você está realizando todas elas.
Danielle Vieira Gomes