Reflexões para realizar mudanças e obter a vida que se deseja

reflexões para Realizar mudanças

Reflexões para realizar mudanças e obter a vida que se deseja

Você acredita estar vivendo a vida que você gostaria? Onde você está hoje com relação ao seu trabalho e à sua carreira? Você se sente realizando algo satisfatório, que estimula os seus talentos? Suas ações ajudarão você a fazer a diferença que deseja realizar no mundo?

Talvez para você seja importante ser bem remunerada, ter uma boa posição profissional, ter qualidade de vida no trabalho e saber que suas contribuições são valorizadas. Pode ser que seus principais motivadores sejam desfrutar de bons relacionamentos, se dedicar às pessoas que você ama, ter certo controle sobre o seu tempo e acreditar que suas ações fazem uma diferença positiva no mundo.

Acontece que a definição de sucesso é muito pessoal. Mas um dos maiores impedimentos para o progresso também é. Atribui-se ao fato de não conseguirmos identificar os comportamentos e hábitos que nos fazem ficar estagnadas. Você pode fazer uma diferença positiva em sua vida, através de suas escolhas e das decisões que toma em seu dia a dia.

Existem alguns fatores externos que podem influenciar o seu progresso, como um ambiente de trabalho que não leva em conta a sua vida familiar e suas necessidades pessoais. Estigmas existentes em processos de contratação e promoção. A maioria das mulheres esbarram em obstáculos reais em várias situações cotidianas.

Abandonar um hábito, comportamento ou atitude improdutiva que você adquiriu ao longo de sua vida é a única coisa que está dentro do seu controle. A maioria dos hábitos começa por uma razão. Pode ser que você tenha desenvolvido algum hábito como uma forma de lidar com o estresse. Talvez tenha sofrido a pressão de seu grupo por algum motivo ou ainda tentou ignorar situações que lhe pareciam arrasadoras.

O problema dos hábitos é que eles tendem a se manter, mesmo quando as condições que os iniciaram não existam mais. Continuamos a pratica-los porque eles foram repetidos ao longo do tempo. Eles se tornaram sua resposta automática, inconsciente e rotineira. Seus hábitos não definem você. Eles são sua versão vivendo no piloto automático.

Quando você está no piloto automático, não está realmente refletindo sobre os acontecimentos.  Você está apenas reagindo de uma forma que se tornou confortável para você ao longo do tempo. Seu cérebro economiza muita energia dessa maneira. Mas você não está realmente presente para o que você está fazendo. É por isso que pode encontrar dificuldade para analisar se continuar mantendo esse comportamento ainda faz sentido.

O que irá fazer a diferença para potencializar seus talentos e aumentar as suas oportunidades é identificar um propósito e uma intenção com as suas escolhas e, ao mesmo tempo, lidar com os comportamentos que a atrapalham.

Para não ficar paralisada e conseguir abandonar um comportamento que não lhe é mais útil, você precisa antes de tudo, reconhecê-lo como um hábito. Você precisa trazê-lo para a consciência, para que possa começar a experimentar novas formas de responder e buscar obter resultados diferentes.

Este é um bom momento para você fazer uma reflexão honesta e analisar as formas como você tem se posicionado nas situações de sua vida e em seus relacionamentos. É a sua reação que irá influenciar as circunstâncias e os seus comportamentos que irão moldar como os outros reagem a você.

É provável que você precise deixar de ser tão autocrítica com você mesma. Quem sabe você precise deixar de gastar tanta energia tentando ser perfeita. Talvez você necessite se culpar menos, ou ser menos dura com você mesma, ou ainda deixar de se comparar com os outros. É possível que você precise parar de se colocar em último plano, ou viver tentando agradar a todos.

Talvez você tenha dificuldade para expressar suas necessidades. Pode ser o caso de você esperar ser notada e recompensada espontaneamente por seu trabalho árduo em vez de intervir por si mesma. Talvez você coloque o seu emprego à frente de sua carreira em um esforço para demonstrar lealdade. Ou ainda não convoca aliados que possam falar sobre suas conquistas a outros.

Identifique quais atitudes automáticas você precisa abandonar para se libertar do que não te serve mais. Procure descobrir quais os novos hábitos e comportamentos que você pode desenvolver para conquistar a vida que deseja. A autenticidade nos dá permissão para sermos nós mesmos.

Adaptado do livro: “Como as Mulheres Chegam ao Topo.” Sally Helgesen e Marshall Goldsmith. Atlas Books Editora. Rio de Janeiro, 2019

Danielle Vieira Gomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.