Como organizar a rotina após o nascimento do bebê?

rotina após nascimento do bebê

Como organizar a rotina após o nascimento do bebê?

Parece que não existe rotina após o nascimento do bebê, não é mesmo? Privação de sono, cansaço extremo, rotina completamente nova e emoções à flor da pele costumam marcar essa fase.

Por isso, sentir-se sobrecarregada como uma nova mãe é completamente normal. Esse é um período de adaptação tanto para as mães quanto para o bebê. No entanto, à medida que você se ajusta à nova rotina e toma decisões práticas que estão dentro do seu controle, pode fazer com que as coisas fluam melhor. 

 

Dicas práticas para mães

Para facilitar esse processo, separei algumas orientações que costumo passar para as mães em meus processos de orientação parental.

1 – Diminua seu grau de exigência – Manter as coisas organizadas é motivo de bem estar, no entanto, não seja muito rígida. A vida com um bebê recém nascido, por si só, já demanda bastante. Por isso, ter certa flexibilidade irá ajudá-la a administrar melhor esse período.

Estabeleça suas prioridades, definindo quais as coisas de que você não abre mão. Você pode não abrir mão de ter a casa limpa, mas talvez possa relevar alguns brinquedos espalhados pela sala, por exemplo.

2 – Gerencie suas expectativas – Não é possível prever como será sua vida após o nascimento do bebê. Esse é um território desconhecido. Para cada mãe acontece de uma forma. Mas, uma coisa é certa: por um tempo, você irá sonhar em fazer coisas como, ter uma boa noite de sono, almoçar tranquilamente ou tomar um banho demorado.

Você não terá o tempo que possuía antes para se dedicar aos seus relacionamentos, trabalho, casa, vida social, corpo e demais atividades. Portanto, diminua suas expectativas em fazer e controlar tudo, curta seu bebê e se concentre em fazer o que dá conta.

3 – Faça uma lista com suas atividades – Você pode usar papel colado na geladeira, bloco de notas do celular, planner ou um app para ajudá-la nessa organização. O importante é anotar as atividades  em algum lugar,  ao invés de ocupar sua mente com elas.

Nessa lista podem incluir os compromissos da semana como, consultas médicas, reuniões de família, atividades da escola, eventos sociais, compromissos de trabalho, etc.

4 – Planeje suas tarefas domésticas – Crie um cronograma com as principais atividades que precisam ser realizadas e estabeleça os dias e a periodicidade para elas. O dia da semana para fazer compras de supermercado, faxina, lavar as roupas, etc.

5 – Otimize seu tempo – Fazer compras online, planejar refeições simples e práticas, assistir um vídeo no Youtube enquanto lava a louça são atividades que otimizam nosso tempo. Procure já ir tirando da frente o que é possível para não deixar as coisas se acumularem. Quando as coisas se acumulam, ficam mais difíceis de resolver.

 

Não esqueça de suas necessidades

Nesse período você estará se redescobrindo e conhecendo algumas versões de si mesma, que ainda não tinha acesso. Por isso, é importante buscar identificar suas necessidades também e entender o que lhe traz bem estar.

Acordar um pouco mais cedo para tomar um café tranquilo, aproveitar para já tomar algumas providencias para facilitar o seu dia, fazer uma caminhada, meditação, almoçar com amigas, ter um tempo para ler em silêncio, sair para jantar com seu cônjuge. O importante é você identificar o que lhe faz bem para estar mais apta a enfrentar os desafios dessa fase.

 

Mantenha uma rotina

Na medida do possível, estabeleça horários para as refeições, banho, dormir, etc. Isso ajuda a ter maior estabilidade e previsibilidade, mesmo que seja necessário fazer algumas adaptações eventualmente.

As medidas de planejamento, organização e rotina servem para facilitar sua vida. Para que você ganhe mais tempo e possa se dedicar ao que realmente importa. Elas não devem ser engessadas e nem devem se transformar em mais um peso ou motivo de culpa.

Conte com toda a ajuda que estiver à sua disposição e aguente firme! Aproveite esse tempo com o seu bebê enquanto acompanha seu crescimento e lembre-se: as coisas irão melhorar!

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe-me no Youtube. Toda semana, vídeos novos e atualizados sobre Educação Parental.

 

Danielle Vieira Gomes – Psicóloga Parental



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.