10 maio Porque a rotina familiar é positiva tanto para as crianças quanto para os pais
As rotinas diárias ajudam as famílias a se organizarem e a definirem como irão fazer suas atividades e passar o tempo juntos. As rotinas permitem que as crianças saibam o que é importante para sua família, ajudam a fortalecer as crenças e valores compartilhados e a construir um sentimento de pertencimento e união.
As rotinas podem ser boas para as crianças por vários motivos. Um ambiente organizado e previsível ajuda as crianças a se sentirem seguras, protegidas e cuidadas. Além de permitir que elas saibam o que você espera delas. Através das rotinas, as crianças compreendem o que devem fazer, quando, em que ordem e com que frequência.
Saber disso ajuda as crianças a cooperarem. Se for trabalho do seu filho tirar a mesa depois do jantar e isso estiver estabelecido como parte de sua rotina, é mais provável que ele tenha mais disposição para fazer sem tanta contrariedade. Isso porque a rotina ajuda as crianças a saberem o que esperar e também o que se espera delas.
Uma rotina estruturada ajuda as crianças a desenvolverem o senso de responsabilidade e algumas outras competências como planejamento, gestão do tempo e organização. Quando as crianças cumprem suas tarefas estabelecidas, vão reduzindo a necessidade de supervisão e isso também as ajuda a se tornarem mais independentes. Todas essas habilidades serão utilizadas pelo resto de suas vidas.
As rotinas funcionam como uma estratégia de gerenciamento de comportamento. Podem ajudar os pais a antecipar alguns problemas e agirem preventivamente em situações em que a criança apresente comportamentos desafiadores.
Os pais podem assumir um maior controle em situações que costumam causar maior desgaste. Também podem se sentir menos estressados, pois a rotina ajuda a lembrar de coisas importantes, distribuir melhor as tarefas e delegar responsabilidades.
3 Passos para você criar uma rotina diária junto com sua família:
- Escrevam como é um dia típico de sua família.
Vocês podem incluir o horário em que todos se levantam, quando saem para trabalhar, qual o horário que vão para a escola, que realizam as atividades extras, os horários que fazem as refeições e o que fazem até à hora de dormir. - Pensem nas coisas que são importantes no dia de sua família.
Como podem passar tempo juntos e promover um sentimento de pertencimento e fortalecer o relacionamento. Por exemplo, ler uma história juntos antes de dormir, compartilhar refeições regulares em família e ter um tempo para se divertirem. - Escrevam uma rotina simples que liste atividades regulares e coisas que vocês precisam se lembrar de fazer.
Não é necessário criar uma rotina rígida ou que descreva todas as atividades que vocês realizam. Procure descrever as ações que facilitarão o dia a dia de vocês.
Esse é um exemplo de como pode ser uma rotina matinal:
- 7h – As crianças acordam e trocam de roupa;
- 7h15 – A mamãe prepara o café da manhã;
- 7h30 – As crianças ajudam a tirar a mesa do café, escovam os dentes e se arrumam para sair;
- 7h50 – As crianças pegam a mochila;
- 8h00 – O papai leva as crianças para a escola.
Cada família tem sua própria forma de fazer as coisas. Para ajustar a rotina é necessário ser flexível e fazer adaptações à medida em que seus filhos crescem e sua vida familiar muda. Vale a pena dedicar algum tempo para pensar sobre o que sua família faz regularmente. Isso ajudará vocês a estabelecerem uma rotina que reflita como sua família funciona e para que todos entendam seus papéis e responsabilidades.
As rotinas precisam atender às necessidades diárias de cada membro da família, mas também precisam atender aos objetivos de longo prazo. Elas ajudam as crianças a se sentirem seguras, desenvolver habilidades e construir hábitos saudáveis. Ajudam os pais a se organizarem melhor, a gerenciarem o estresse e encontrarem tempo para aproveitarem melhor a convivência familiar.
Danielle Vieira Gomes