Uma parentalidade amorosa gera filhos emocionalmente saudáveis

Blog Danielle Gomes 2

Uma parentalidade amorosa gera filhos emocionalmente saudáveis

Queremos que nossos filhos tenham um desenvolvimento emocional saudável, e para isso, desejamos responder às suas necessidades de forma adequada. Tendo um ou mais filhos, sendo eles recém-nascidos ou já adolescentes, nos preocupamos em acertar em nossas interações e na forma como os educamos.

Existem algumas questões como sono, alimentação, uso de eletrônicos, estudos e comportamentos desafiadores, que muitas vezes nos fazem questionar se estamos sabendo lidar com tais desafios da melhor forma possível. Somos tão bombardeados de informações que, muitas vezes, ficamos na dúvida se estamos seguindo pelo caminho certo.

Mesmo que bem intencionadas, as interferências externas na forma de educar um filho podem gerar ainda mais culpa e dúvida. O julgamento alheio causa a sensação de que não importa o que se faça, você parece estar sempre errado ou não sendo bom o suficiente. Independente do conselho que receba, saiba que no final das contas, você é a pessoa mais indicada para decidir a melhor forma de criar seus filhos.

Busque fontes seguras para expandir seu conhecimento. Ao longo do tempo, muitos estudos e pesquisas na área da parentalidade nos trouxeram informações valiosas, nos dando uma nova compreensão da criança e da infância. Essas informações nos ajudam a compreender melhor o que é necessário para o desenvolvimento emocional saudável de nossos filhos.

Existem algumas diretrizes que podemos usar a nosso favor para educar com mais sabedoria, eficiência e amor. Cada criança é única e possui necessidades diferenciadas. Para compreender as necessidades individuais é preciso estar focado e totalmente presente, o que significa desacelerar e tornar-se consciente de seus pensamentos e sentimentos.

Quando estamos cientes de nossos pensamentos e emoções, somos mais capazes de responder a uma situação de maneira apropriada e com maior autocontrole, mesmo quando nossos filhos se comportam mal. A atenção plena é uma habilidade poderosa, significa estar totalmente presente na relação e atento às reais necessidades dos filhos.

Ser pai e mãe é um trabalho que requer desenvolvimento emocional. É sobre reconhecer nossa condição de ser humano, nossa impotência e vulnerabilidades. Sempre que estiver experenciando uma reação emocional com seu filho, você pode perceber que possui mais opções para interagir com ele, podendo responder de forma mais atenta e conectada.

Aproveite as experiências, não permita que influências externas interfiram em sua relação com seus filhos. Nem mesmo seus pensamentos negativos e medos. Encontre uma rede de apoio com pessoas que compartilham de sua visão de educação e que buscam criar os filhos de forma semelhanteà sua.

Procure compreender a perspectiva de seu filho e a fase pela qual está passando, prestando atenção às suas necessidades de desenvolvimento. Saiba que você não está preso em escolher entre a permissividade de uma disciplina sem autoridade e uma disciplina muito rígida e autoritária. Você pode exercer sua parentalidade com firmeza e amor ao mesmo tempo.

E não, você não pode estragar seu filho com excesso de amor ou de atenção positiva. Na verdade, sua atenção amorosa não o tornará mais dependente de você, ao contrário, possivelmente ele crescerá de forma mais saudável eautônoma.

Ao desenvolver um relacionamento próximo e estável com seu filho, ele é capaz de sentir a felicidade mais profunda por ser amado e compreendido. A melhor forma de educar é usar seus conhecimentos e confiar em seu coração.

Danielle Vieira Gomes



Deseja mais informações ou tem alguma dúvida? Envie uma mensagem que entrarei em contato.