23 ago Utilizar nossos talentos para potencializar o melhor de nós
Reconhecer nosso valor pessoal, nos ajuda a desenvolver nosso potencial e a fazer escolhas mais conscientes. Identificar nossos talentos, ponto fortes, habilidades, distinguir nossas preferências e motivações, possibilita o crescimento pessoal e profissional. Precisamos nos conhecer para podermos evoluir e nos desenvolver.
Nossas experiências, valores, crenças e temperamento, influenciam nosso comportamento e fazem com que cada pessoa tenha a sua maneira especial de fazer as coisas. É justamente essa combinação perfeita que nos diferencia.
Cada pessoa tem uma combinação única de talentos e capacidades. Não seremos bons em tudo, mas existem coisas em que temos mais facilidade para desenvolver e maior habilidade em realizar. Podemos usar esse conhecimento de forma intencional e a nosso favor.
Saber identificar nossos principais talentos é um caminho para a constante melhoria pessoal. Costumamos focar mais no que não conseguimos fazer do que naquilo que conseguimos. O maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde está seu ponto mais forte.
Focar no que existe de positivo e forte na personalidade de cada um, não significa ignorar o que precisa ser melhorado. A questão é que temos muito mais facilidade em fazer as coisas que naturalmente fazemos bem. Quando estamos utilizando nossos pontos fortes, nos sentimos envolvidos na atividade e tudo flui em harmonia.
Não será possível fazer só o que gostamos. Também precisamos realizar atividades que não nos trazem prazer. No entanto, quando enfatizamos os pontos negativos, ou realizamos atividades que não utilizam nossos talentos naturais, ficamos mais propensos em desenvolver emoções negativas, nos sentimos mais desgastados e menos produtivos.
Na família podemos utilizar o potencial de cada um para trabalhar como uma equipe, valorizando as habilidades e as particularidades de cada membro. A força da família vem de cada pessoa que contribui com o grupo utilizando seus talentos distintos e apreciando os dos outros. Cada família é um grupo de pessoas únicas.
Nossas interações são mais efetivas à medida que somos receptivos e nos atentamos em como cada um se comporta e prefere que nos comportemos em resposta. Estimular a colaboração, através da interdependência em que é possível somar habilidades e conhecimentos, torna a equipe mais forte e mais coesa. Focar no que existe de positivo na personalidade de cada um, nos ajuda a ampliar a percepção de nós mesmos e dos outros para nos relacionarmos melhor.
Para criar um ambiente de confiança é preciso desenvolver a escuta ativa, interessada e a apreciação pelas diferenças. Apenas num ambiente em que nos sentimos respeitados, somos capazes de nos expressar livremente e de forma criativa. Bons sentimentos são gerados pelo senso de contribuição e pertencimento.
Todos os relacionamentos, especialmente entre pais e filhos, são construídos com comunicação, confiança e devem respeitar a dignidade e singularidade de cada um. Saber que alguém acreditou em nossa capacidade, nos ajudando a perceber nossas diferenças como força e não nos rotulando ou limitando, nos faz progredir e revelar o que temos de melhor.
A autovalorização está diretamente ligada à aceitação de nossas forças e limitações. Podemos aprender a enxergar os outros com olhos de compreensão, aceitação e valorização. Ocupamos e assumimos nosso lugar no mundo sempre que usamos nossos talentos a favor de algo que nos realize e preencha nossos anseios.
Danielle Vieira Gomes